domingo, 24 de abril de 2016

ANDAR NO TRÂNSITO

                    Para muita gente é um verdadeiro Tabu andar de bicicleta no trânsito, porém para que isso não seja a pedra no seu pedalar trago algumas dicas que considero importante para que, você com segurança faça o percurso e chegue ao seu destino.
                        Para quem já pedala, estar no trânsito é somente mais uma etapa pra vencer no trajeto seja indo ao trabalho ou na prática do esporte, porém muitos que estão praticando o esporte ainda sente um frio na barriga quando se fala em estar no trânsito. 
                        Já pedalo a muito tempo, porém minha experiência no trânsito começou mesmo a cerca de 2 anos, quando resolvi dar as primeiras pedaladas ao trabalho. Porém, meu maior desafio era pedalar no trecho que segue da Ponte de Igapó, saindo da Zona Norte de Natal para o Centro e Zona Sul da cidade. Como o trecho é bem complicado por ter trânsito e tráfego intenso de veículos pesados, carros de passeio e transporte coletivo, eu sempre tive o medo. Porém, resolvi encarar esse medo pois afinal de contas não podia deixar que o medo dominasse minha vida. Fui quase que impulsionado por esse medo e cruzei o trecho de cerca de 4 km sem muitos transtornos. Resolvi claro, sair de casa bem cedo, para assim evitar o tráfego pesado no horário de pico, e assim fiz a primeira travessia do trecho. Hoje, com mudança de horário faço o trajeto mais tranquilo e mais seguro do caminho que percorro. 

Foto: http://viatrolebus.com.br/2013/08/beneficios-da-bicicleta-para-a-saude/
 Um ponto importante que analisei antes de prosseguir com meu objetivo de ir de casa ao trabalho, foi fazer as mudanças na bike para que eu pudesse fazer com segurança e de forma apropriada todo o trajeto. Cuidei de mudar os acessórios de segurança, melhorar todos os objetos e peças que tem nela para que ficasse mais forte e me dessem mais segurança no pedalar. Mais afinal de contas em todo trajeto precisamos sempre ter o cuidado com a bike para que o esporte seja praticado com segurança e melhor desempenho.
         Existem claro, pontos a serem observados como: andar sempre na direção da mão, pedalar sempre a direita da via, manter distância segura do meio fio, e atenção redobrada no trajeto, pois além dos carros que circundam seu caminho, tem os pedestres que por algum motivo podem não visualizar você que vai no caminho pedalando. E assim, evita que haja atropelamento e acidentes graves. 
         Cuide dos acessórios de segurança pessoal, como luvas, capacete, roupa apropriada para pedalar, que seja colorida, e que o faça ser visível ao motorista, use sempre os sinalizadores, e piscas da bike, pois ajudam a você ser visto no trânsito. Sempre antes de sair, examine os pneus, a câmara de ar reserva, bomba de encher, e ferramentas que porventura possa utilizar. Não esqueça a água para hidratar durante o trajeto, sempre é bom usar protetor solar se pedala durante o dia, e os óculos que protegem seus olhos contra sujeiras ou insetos durante a pedalada. 
          Uma dica importante no trânsito é pedalar se fazer zigue-zague, ou seja ficar costurando no trânsito, sempre que necessitar fazer conversão de faixa, sinalizar com antecedência para que os veículos possam assim ter o tempo suficiente para diminuir velocidade e facilitar o que você precisa fazer, seja entrar numa rua ou passar por exemplo, outro ciclista que esteja a sua frente. 
          O pedalar no trânsito requer um controle muito bom da bike, por exemplo, ela deve estar com freios bem calibrados, para que possa parar sem problemas, não ande distraído, com fone nos ouvidos, eu não recomendo, mantenha atenção a via que você segue, quanto a buracos, poças de água, sujeiras, e evite pedalar entre os carros, só faça isso quando o trânsito estiver parado e sempre de ouvido atento as motos que por imprudência sempre andam entre os veículos e numa velocidade desnecessária. 
           Com alguns cuidados você consegue vencer seus medos, e chegar a seu destino com mais segurança e praticando o esporte que gosta. Eu, hoje faço a maior parte da semana o trajeto de casa trabalho, trabalho casa, de bike, e tive o apoio da empresa que trabalho, pois na função que exerço foi visto para segurança e também sem afetar minha função que podia ter um horário diferenciado, e assim manter a saúde, não correr tantos riscos pedalando sozinho a noite por exemplo, e também apoiar meu esporte. E hoje posso ir e vir em segurança e com economia para mim. 
           A maior dificuldade que tenho é de ver mais pessoas aderindo a bike para ir e vir do trabalho, muito do tráfego hoje congestionado é causado por essa falta. Mas, as pessoas estão tendo mais consciência e buscando na prática esportiva uma melhor qualidade de vida. 
           Por isso, não deixe que o medo vença seus ideais, com perseverança você consegue vencer desafios que jamais pensou em vencer e que se tornaram pra você mais uma experiência de vida. Vá de Bike, seja feliz. 

Foto: http://www.sitedebelezaemoda.com.br/bicicleta-emagrece-e-faz-perder-barriga/