quinta-feira, 21 de abril de 2016

CUIDADOS AO PEDALAR

Nestes dias, ouvi relatos de amigos sobre alguns incidentes ocorridos, como andar na contramão e sofrer acidente. E fiquei preocupado com isso, pois eu mesmo já fui vítima de tal fato. Muitas vezes por considerar o local apropriado e facilitar chegar ao destino mais rápido o ciclista ou até em outro tipo de veículo pode causar lesão em outras pessoas ou em si mesmo.

O problema de se fazer conversão contrária a mão (sentido oposto a via), corre o risco de sofrer acidente ou causar um. Uma vez que a via segue para um lado e você segue ao contrário.

Parece simples, mais o fato é que quem precisa seguir o sentido correto com certeza irá olhar o tráfego naquele sentido, e não irá imaginar que vem alguém ou algo no sentido oposto, isso pode ser problema para ambos, principalmente se for um pedestre.

O que deve ser feito é respeitar as leis de trânsito e trafegar no sentido da via, para não atropelar algum pedestre ou até mesmo você que de bike seja atropelado por um veículo que está no sentido correto e não você.

Outro ponto importante é sempre trafegar com responsabilidade e prevenir no próprio trajeto acidentes. Sempre estar atento a via, a pedestres distraídos, a conversão feita por veículos, ao tráfego em geral, obedecer aos semáforos, e sempre dar passagens aos pedestres que utilizam a faixa e o tráfego parar.

DIAS DE CHUVA. Um terror para muita gente, mais alguns cuidados no trajeto ajudam na segurança e proteção física do ciclista e de outros. Manter os sinalizadores traseiros e frontais acesos, usar roupas coloridas, afastar-se com segurança de poças de água pois escondem possíveis buracos, ter cuidados com óleo combustível na via, pois em dias de chuva podem causar derrapagem e queda. Diminuir a velocidade da pedalada, e usar roupas de tecido sintético que facilitam a secagem e não absorvem durante o pedal a água da chuva. Mas se o temporal for muito forte, melhor e em lugar seguro parar e esperar que amenize a chuvarada.

HIDRATAÇÃO. O ciclista que cuida de si, mantem sempre a hidratação em dia. Seja em casa e principalmente durante o pedal deve ter recipiente adequado para levar água ou bebida isotônica, para repor as perdas de líquidos decorrentes do pedalar, frutas também são bom alimento para ajudar na hidratação e para repor energias, e manter o nível da glicose durante o exercício adequada, eu recomendo ter sempre uma porção de rapadura, que ajuda nessa parte. Enfim, não esqueça da água ao sair para pedalar, seja um percurso curto ou longo, leve sempre sua garrafinha com água. E bom pedal.