terça-feira, 26 de abril de 2016

PROTEÇÃO - CAPACETES

          Todo ciclista sabe que o capacete é um item importante e deve ser usado sempre. A legislação brasileira não colocou o capacete como item de segurança obrigatório, porém o uso não o faz estar fora da lei, pelo contrário devemos ter esse item sempre presente nos itens de segurança e proteção pessoal.
 
Existem vários modelos e formas, mas com certeza existe um que é o ideal pra você. Assim como nossas roupas, o capacete tem tamanho, e também ajustes que facilitam a fixação dele na cabeça do ciclista, fazendo com que não saia da cabeça mesmo que a alça jugular esteja aberta.
É importante que ao adquirir um, veja o modelo ideal para o tamanho de sua cabeça, veja se tem as etiquetas do fabricante que indicam por exemplo a validade do capacete, e se é um item testado e aprovado pelos órgãos competentes.

        Não esqueça desse item ao sair para pedalar, mesmo que for somente a padaria, use sempre o capacete para que havendo algum incidente ele possa proteger você em alguma queda. 

           O capacete precisa de limpeza pelo menos a cada 3 pedais, e a limpeza deve ser feita com água, uma bucha e recomendo o shampoo de sua preferência. Não utilize alvejantes ou produtos abrasivos (que podem retirar o brilho e estragar as proteções externas do capacete). 
                 Coloque o capacete para secar a sombra e mantenha ele em lugar seco e protegido. Mantenha ele sempre pronto para um novo pedal e não esqueça, utilize sempre o capacete em seu treino, trilha ou passeio. Se tiver algo a acrescentar, colabore, deixe seu comentário e vamos juntos construir esse nosso canal de comunicação, formação e participação. 

Fotos: Retiradas da Internet
Autor: Josenilson Araújo