segunda-feira, 20 de junho de 2016

MANTENHA LIMPA SUA BIKE

                 Nada mais importante que manter um condicionamento físico é cuidar de sua companheira a bike. Claro que não existem segredos para a limpeza mais alguns pontos devem ser levados em conta na hora de manter a bike sempre funcionando e não lhe trazer surpresas desagradáveis em seus percursos ou treinos.
                Não desmerecendo a limpeza geral da bicicleta, levem em conta o conjunto de seguimento da bike, que é composto por corrente, passadores e todo o resto dos componentes que fazem a bike andar. São itens importantes que precisam de maior atenção e cuidados ao ser feita limpeza, seja um cassete ou catraca, corrente e coroa... a limpeza desses componentes são importantes para a durabilidade dos equipamentos e para o melhor desempenho da bike onde você pedalar.

Uma boa dica é usar detergente biodegradável que facilita a limpeza dos componentes e ajuda a poluir menos o meio ambiente. Use escova com cabos longos e que podem dar acesso as partes mais difíceis dos componentes. 


Essa área é muito importante. Na limpeza utilize água sem um jato forte, somente fazendo com que a areia ou outra sujeira possa escorrer sem que entre nos componentes, facilitando assim a finalização da limpeza e o acumulo de resíduos nos componentes. 
A limpeza da corrente é muito importante, pois evita o desgastes dos demais componentes e evita o próprio desgaste dela que pode causar a quebra e até acidentes com o ciclista.


O Central é outra parte da bicicleta que merece atenção e cuidado ao limpar, utilize escovas para fazer a limpeza e utilize sempre que possível um pano úmido na limpeza geral do quadro evitando excesso de água nesse componente para não danificar ou acumular resíduos no interior do central. 
No geral mantenha a bike sempre limpa após os treinos e faça sempre revisão geral dela, pois ajuda a conservar e na durabilidade dos componentes da bike. Procure sempre profissionais qualificados para fazer essa revisão e bom pedal pra você.

Texto: Josenilson Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal