quarta-feira, 29 de junho de 2016

TORNAR O ESPORTE UM PRAZER

Nos últimos anos o ciclismo vem se tornando uma atividade esportiva intensa em todo o mundo, fora os campeonatos mundiais, ou em nosso país, o ciclismo se destaca por ser atividade esportiva que proporciona ao praticante o prazer de conhecer pessoas, lugares e manter a saúde contribuindo com o meio ambiente sem poluir.
Como qualquer pratica esportiva requer claro alguns cuidados que vão desde o aquecimento antes, durante e depois do pedalar, mas também a alimentação, o cuidado com a saúde e assim a melhoria na qualidade de vida. 
A prática do esporte leva a pessoa a cada vez mais estar aberta a consciência ambiental, a preservação e o cuidado com todo o ambiente, pois o ciclismo não polui por não consumir combustível fóssil.e contribui para o condicionamento físico de quem o pratica.


A atividade física é importante para todos nós. Pois com ela nos preparamos para uma melhor qualidade de vida e sem dúvidas teremos uma melhor qualidade de vida. O ciclismo nos torna pessoas abertas a fazer novos amigos, conhecer novos lugares e ganhar saúde. Muita gente assim como eu, com certeza através do ciclismo teve a oportunidade de conhecer lugares que antes só ouviu falar, e não falo em locais distantes, mas lugares próximos dentro do estado ou até mesmo na própria cidade. Os quais o ciclismo por ser pratica esportiva é também meio de transporte. 


Com a atividade física através do ciclismo podemos sentir todo o ambiente por onde passamos. Se está fazendo sol, chuva, ventando enfim, todas as sensações que a natureza e os locais proporcionam. Isso é mágico, maravilhoso. Outro dia, com amigos tivemos um passeio muito interessante, onde debaixo de chuva percorremos locais e pudemos apreciar o ambiente, sentido o frio da chuva que caia, mais a sensação de liberdade, de ter a roupa molhada pela chuva, de poder tomar banho de mar mesmo chovendo, e poder pedalar sentindo satisfação.
Sem falar das paisagens e lugares que percorremos, os quais enchem os olhos através dos registros fotográficos que fazemos, e transmitir nas fotos a sensação de satisfação que sentimos por estar naquele local.


Quem pedala sabe o quanto é maravilhoso poder estar seja no meio do trânsito, ou na rodovia seguindo para as cidades da grande Natal, vendo e sentindo a natureza, o cheiro do mato, ou as marolas em cima da balsa em Barra do Rio, a trilha Xingu ou em outras, o rio que se atravessa, a lagoa que tomamos banho, a poeira, a lama, enfim, tudo o que dá prazer e satisfação onde quer que estejamos ou formos.
Com certeza quem pedala sabe o que falo, e quem ainda não pedalou precisa participar disso, pois traz para o praticante do esporte, algo além da pratica esportiva, traz a satisfação de ser livre, de não ficar em trânsito parado, ou ter que ficar aguardando compassivo o transporte chegar.
A pratica esportiva seja, ao ir para o trabalho, seja no momento do esporte que se pratica, é sem dúvidas algo indescritível que ficam registrados nas fotos, mas na alma do ciclista.
PEDALAR É PRECISO! SEMPRE!



Texto: Josenilson Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal