segunda-feira, 25 de julho de 2016

PEDAL RÁPIDO ATÉ PONTA NEGRA

Neste domingo, 24 de julho de 2016 fiz um giro rápido até a Praia de Ponta Negra. 
Destaco no caminho um problema causado por um acidente na via, que deixou na curva de subida do Viaduto de Ponta Negra na passagem de pedestres um estreito que dificulta o trajeto no local. É preciso ter cuidado quem anda no trecho e mais uma vez fica o alerta para que seja feita a devida manutenção no local.

Porém, existem lugares e trechos que também precisam de atenção. Sempre pedalo pelas ruas de Natal, e precisamos sempre manter-se atentos tanto ao tráfego de veículos quanto a própria via onde se pedala. Infelizmente as maiorias das vias não tem a ciclovia ou faixa de segurança para ciclistas, e precisamos contar com o bom senso das pessoas. 
Mas ao fim devemos aproveitar as ocasiões e lugares que decidimos ir. É importante que em todo o percurso evitemos conversas paralelas caso estejamos com outras pessoas, sigamos o trajeto com atenção e, assim o deslocamento se torna rápido, seguro e com certeza ao chegar no local que decidiu ir, terá o tempo suficiente para conversar a vontade. 

Lembrando que também é importante todo o planejamento antes da saída para o passeio. Veja os equipamentos de segurança da bike, e também os seus, se estão todos funcionando e disponíveis, não esqueça a água, e também alimentos que possam repor rapidamente as suas energias (por exemplo: rapadura), e a roupa apropriada para fazer o pedal com segurança e conforto.
É importante também a pontualidade. Item que não pode ser esquecido, pois quando se pedala em grupo devemos respeitar o outro, e estar no local marcado para saída conforme o combinado, se houver claro algo inusitado, como pneu furado, corrente quebrada, isso com certeza se você planejou antes será contornado não na hora da saída mas antes mesmo do tempo limite. 
Não esqueça de fazer alongamentos para aquecer o corpo para o pedal, seja curto ou de longa distância lembre-se de cuidar do corpo fazendo os exercícios necessários para que não cause lesões em você mesmo ao pedalar. 
Enfim, seguindo as dicas com certeza você terá mais aproveitamento do passeio, menos desgaste físico e tornará o contato com os outros mais proveitoso. Não pare, continue a pedalar e seja exemplo para as pessoas que desejam mas que ainda não tem oportunidade de pedalar, lembre-se: você tem uma grande oportunidade em pedalar, cuida da saúde, faz amigos e conhece lugares. 



TEXTO: JOSENILSON ARAÚJO
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL