quarta-feira, 20 de julho de 2016

POR QUE PEDALAR?


             Muita gente ainda faz essa pergunta. E faz essa pergunta porque na verdade ainda não compreendeu como o esporte é importante para a vida de quem pratica. 
                 Muitos desde criança tiveram o contato com a bicicleta e, por talvez não ter a orientação correta quanto a adequação da bicicleta a si, foi aos poucos deixando o pedalar. 
                   A grande fascinação nasce do poder ir a lugares que muitas vezes não são alcançados por outro meio de locomoção. Por ser um esporte democrático e que não tem distinção, atraí muitas pessoas que buscam além do condicionamento físico uma prática saudável para viver. A uma gama de atividades esportivas que utilizam a bicicleta como ferramenta de atividade física, sem falar das pessoas que diariamente utilizam a bicicleta para o trabalho. 
                    

              Seja pedalando para o trabalho, seja praticando por esporte, pedalar é sem dúvida uma sensação indescritível porque quem pratica o esporte tem além do condicionamento físico, o prazer em sentir as sensações do ambiente que escolhe pra praticar o esporte. Seja na praia, a brisa, o vento, os sons, sem falar da beleza dos lugares que podem ir. 

                Outro ponto importante é a unidade através do grupo que se reúne e vai pedalando por vários lugares. Mas seja pedalando sozinho, ou em grupo a sensação é sempre a mesma. Satisfação em poder sentir os lugares que percorrem, pois se entra em contato direto com a natureza quando se busca ela, e também as sensações ao pedalar na via urbana. Claro que cuidados e atenção devem estar presentes em todos os lugares, pois tanto quanto em meio a natureza ou na cidade o ciclista está exposto a alguma eventualidade. 
                 Mas riscos temos todos os dias, seja a pé, dirigindo carro, moto, ou andando de ônibus. Porém, a diferença entre todos estes é que pedalar o faz livre e, responsável pelo destino que deseja chegar. E assim como caminhar, o ato de pedalar faz bem a saúde, claro que aliado com o devido cuidado com a saúde, a alimentação e como você vive a vida. 
                     Quem faz parte deste mundo sabe muito bem do que falo, e pode até melhor descrever tudo isso, porém sempre aprendemos todo dia, em cada caminhada, em cada pedalada. E mesmo que você faça o mesmo percurso todos os dias, sempre há algo novo que aprende. 
                   Por isso, convido você que ainda não pedala em dar essa chance a você mesmo, com certeza será uma paixão para toda sua vida. Bom pedal pra você e curta a vida com saúde, amizade e cuidado. 

Texto: Josenilson Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal