terça-feira, 16 de agosto de 2016

MANTENHA DISTÂNCIA

É comum em grupo de pedal a gente perceber que sempre tem alguém muito perto da gente, mas isso deve ser evitado, Saiba por quê...
Foto: Josenilson Araújo
Seja em trilha ou asfalto o ciclista deve sempre estar atento ao que acontece ao redor e principalmente a quem vai a frente pedalando. O que acontece é, a distância entre os ciclistas deve ser mantida para evitar que haja colisão entre ambos, assim como nos veículos automotores a regra de trânsito presa por essa distância, no ciclismo devemos também cuidar para não ficar posicionado atrás do outro ciclista de forma a em alguma eventualidade não ter tempo ou espaço suficiente para executar manobra escapando assim do que aconteça à frente. 
Quantas vezes não vemos em passeios ou trilhas colisões entre ciclistas porque houve a necessidade de parar a bike, ou ter que diminuir o ritmo da pedalada e então, o ciclista que vem logo em seguida por estar muito próximo ao ciclista da frente causa a colisão.
Vemos que nas provas de ciclismo essa dica basicamente não existe, porém nessas modalidades o que conta muito é a experiência e a velocidade que a prova exige, e assim mesmo já vimos em tempo real acidentes que envolvem vários ciclistas ao mesmo tempo. 
Foto: Internet 
Porém, nos passeios e trilhas realizados é prudente manter a distância, evitando assim que o problema que o ciclista que está a frente tenha se torne problema para os demais. 
Atentos a esses detalhes, mantemos a segurança nos passeios e evitamos que aconteçam tombos ou colisões com gravidade. Isso depende de cada um, e a segurança é responsabilidade de todos. 
Foto: Internet
http://www.autobicicletao.com.br/noticias/2015/3/20/ciclistas-comemoram-mais-bicicletas-nas-ruas
Texto: Josenilson Araújo