segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A SAÚDE E OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER

Cuidar da saúde é importante e necessário para o bom desempenho físico ou profissional. A uma máxima que diz o quanto é perigoso o ser atleta de fim de semana, pois você coloca em risco sua vida praticando esporte somente no fim de semana. 
https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/esporte-de-toledo-tera-agenda-intensa-esse-fim-de-semana 
 Ter essa percepção também faz parte do ciclismo, pois o condicionamento físico acontece quando se pratica diariamente ou periodicamente o exercício. Isso ajuda a manter a saúde e traz benefícios para a própria vida. 
A facilidade da prática do ciclismo se faz por ser um esporte que tem a flexibilidade de se praticar indo ou voltando do trabalho por exemplo. E quem faz o ciclismo com certeza o faz com muito prazer em praticar o esporte. E por isso mesmo deve cuidar da saúde. Pois a prática esportiva deve servir para obter ganhos na saúde e não perder a saúde praticando exercícios físicos. 
O conhecimento na área que atua é importante para que possa cada vez mais melhorar o desempenho antes, durante e após o exercício físico. Isso se faz com dedicação, mudança de hábitos, e claro a vontade de ser atleta na prática esportiva que você faz. 
Isso requer atitude consciente de que você precisa manter-se atualizado quanto a alimentação, condicionamento físico, suplementação alimentar, e cuidados geral com a saúde, buscando sempre fazer exames periódicos de avaliação de como está seu organismo. Com isso, você pode praticar a atividade física com segurança e cuidado com a saúde. 
https://estilovegan.com.br/wp-content/uploads/2012/07/gr%C3%A3os-integrais.jpg 

Alguns pontos devem sempre ser observados quando se pratica o esporte, ter vida saudável é uma delas e depende de você fazer isso, como: manter alimentação balanceada, dormir o que é recomendado por dia, não exagerar nas bebidas, evitar o fumo ou drogas. 

São alguns cuidados que devem ser levados em conta, pois querendo ou não a pratica esportiva faz você uma referência para outras pessoas, e elas vêem em você um exemplo a ser seguido, se porém isso não acontece, as pessoas desacreditarão no esporte e, consequentemente não irão desejar praticar o esporte uma vez que, vê você fazendo tudo o que uma pessoa que não pratica o esporte fazer. 
É importante tomar consciência disso, pois a prática esportiva transforma sua vida e consequentemente pode trazer benefícios para você que faz quanto para as pessoas que tomam a decisão de praticar o esporte por se espelharem em você e seu exemplo. 
Busque sempre orientação profissional na área da nutrição e do condicionamento físico, e tenha hábitos saudáveis na vida, com certeza colherá muitas coisas boas na prática esportiva e na própria vida pessoal. 

Texto: Josenilson Araújo
Fotos: Internet / Arquivo pessoal