segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PORQUE PEDALAR É PRECISO

     Olá, hoje resolvi partilhar um pouco do que venho desenvolvendo nesses dias. No último domingo 16 de outubro realizei um percurso que para muita gente é longo e cansativo. 
Mas para quem quer manter o condicionamento físico, desenvolver habilidade na área urbana e alcançar objetivos não existe tempo ruim. 
       O dia esteve meio nublado, com chuva em parte do período, mas logo o sol abriu e então foi só aproveitar os lugares da nossa cidade (Natal - RN).
     O percurso seguiu pela Av. Tomaz Landim, passando pela Ponte de Igapó, Av. Bernardo Vieira, então segui pela Av. Prudente de Morais, rotatória do Arena da Dunas, Marginal da BR-101, passando pelo Viaduto de Ponta Negra, e pegando a Av. Engenheiro Roberto Freire até a rotatória da Via Costeira. 
Água de coco em Ponta Negra - retomando energia
http://www.praiasdenatal.com.br/ponta-negra/
Parada para uma água de coco e em seguida pedalando pela Via Costeira, aproveitando o vento favorável e curtindo a paisagem. 
     

Praia de Areia Preta - NATAL /
LINK: http://www.praiasdenatal.com.br/praia-da-areia-preta/



    Passando pelos hotéis da via, Farol de Mãe Luíza, e chegando a Praia de Areia Preta, onde temos o Relógio Solar, a Escadaria de Mãe Luíza e o nome da Cidade - NATAL, que está se tornando um dos cartões postais.
Em seguida, passei por Praia dos Artistas, Praia do Meio, Praia do Forte e segui até pertinho do Forte dos Reis Magos, com vista para a foz do Rio Potengi e com a Praia da Redinha à outra margem, com a imagem da Ponte Newton Navarro unindo a cidade.
Ainda em Praia de Areia Preta - Natal 

Praia do Meio - Natal 

Praia do Meio - Natal
http://www.praiasdenatal.com.br/praia-do-meio/
     Em seguida cruzando a ponte fui a Praia da Redinha, até o paredão de pedras que margeia a foz do rio Potengi dando acesso ao oceano. E de lá retornei para casa seguindo pela Av. João Medeiros Filho (Estrada da Redinha). 
Ponte Newton Navarro - Sentido Centro / Zona Norte no link você encontra mais dados sobre a Ponte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Newton_Navarro 
Vista da Ponte Newton Navarro - Forte dos Reis Magos
     Num total de quase 55 km o percurso é nível moderado e requer do ciclista concentração pois é trecho urbano, com locais sem ciclovia mas espaço em alguns trechos que requer atenção e controle da bike. Importante também é manter o rendimento da cadência no pedalar, pois tem trecho que dá para dar um bom ritmo, mesmo nas subidas. 
Forte dos Reis Magos - Natal / RN
Conheça mais em: http://turismo.natal.rn.gov.br/fortaleza.php

Acesso para o Forte dos Reis Magos - Natal / RN
     Minha dica é: manter o ritmo com controle do guidão procurando não oscilar ele de um lado para o outro, pois isso faz perder o ritmo e como é trecho urbano sempre pode ter um veículo próximo. 

Vista do Forte dos Reis Magos do trecho de pedras na margem norte do Rio Potengi
     Importante. Como todo percurso que se faça é necessário sempre hidratação, antes, durante e após o treino. Sempre tome água e não esqueça de ter a mão, uma rapadura (rsrsrs), uma barra de cereal, banana, amendoim ou alguma fruta que goste, ingira comidas de fácil absorção do organismo isso fará com que o seu metabolismo possa aproveitar bem os nutrientes e por fim, aproveite o percurso com segurança e atenção, pois afinal de contas pedalar é preciso. 
A Redinha também tem o nome da Cidade - NATAL
http://www.praiasdenatal.com.br/praia-da-redinha/
Texto: Josenilson Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal